Postagem A
Radiação solar incidente
O Sol é a fonte de energia que controla a circulação da atmosfera. O Sol emite energia em forma de radiação eletromagnética, da qual uma parte é interceptada pelo sistema Terra-atmosfera e convertida em outras formas de energia como, por exemplo, calor e energia cinética da circulação atmosférica. É importante notar que a energia pode ser convertida, mas não criada ou destruída. É a lei da conservação da energia.
A energia solar não é distribuída igualmente sobre a Terra. Esta distribuição desigual é responsável pelas correntes oceânicas e pelos ventos que, transportando calor dos trópicos para os pólos, procuram atingir um balanço de energia. Estas causas residem nos movimentos da Terra em relação ao Sol e também em variações na superfície da Terra.
As formas mais importantes de conversão da energia solar são:
Processos foto-bioquímicos
Conversão termoelétrica e conversão fotoelétrica
Conversão térmica da energia solar
Fatores da variação dos valores da radiação solar:
_ Ângulo de incidência dos raios solares
_ Espessura da atmosfera
_ Duração do dia natural
_ Duração da insolação
Fatores que influenciam nos valores da radiação solar:
Dentre eles a formação de nuvens, com a evaporação e, conseqüentemente, a precipitação. Outro fenômeno meteorológico originado do aquecimento desigual da superfície terrestre pela radiação solar são os ventos que possibilitam a geração de energia elétrica através de geradores eólicos. Os combustíveis fósseis, tais como o carvão e o petróleo, que se originaram da decomposição de plantas e animais, que por sua vez para crescerem, também usaram a radiação solar como fonte de energia. Combustíveis derivados das plantas, tais como álcool e, óleos também só podem ser produzidos se houver luz solar, o que propicia o desenvolvimento das plantas.
Postagem B,
Experimentos simples com a radiação solar
Como medir a distancia entre a terra e o Sol utilizando a luz solar?
É simples, é possível medir bastando conhecer a medida do diâmetro “D” do Sol =14. 108 m, ter em mãos um objeto pequeno como um lápis, cuja medida do diâmetro “d” também seja conhecida. Ex. 7,0 • 10-3 m, então se mede a distância “h” entre o lápis e o chão o momento do experimento deve ser ao meio dia quando o Sol estiver a pino, daí utilizar os conceitos matemáticos de “triângulos semelhantes”. Como a luz tem a propriedade de se propagar de forma retilínea, sem se desviar, será possível fazer tal cálculo. Veja o desenho: tente fazer, a resposta é 15 • 1010 m.
T.231 (Vunesp) Quando o Sol está a pino, uma menina coloca um lápis de 7,0 • 10-3 m de diâmetro, paralelamente ao solo, e observa a sombra dele formada pela luz do Sol. Ela nota que a sombra do lápis é bem nítida quando ele está próximo ao solo, mas, à medida que vai levantando o lápis, a sombra perde a nitidez até desaparecer, restando apenas a penumbra. Sabendo-se que o diâmetro do Sol é de 14. 108 m e a distância do Sol à Terra é de 15 • 1010 m, pode-se afirmar que a sombra desaparece quando a altura do lápis em relação ao solo é de:
a) 1,5 m
b) 1,4
c) 0,75 m
d) 0,30 m
e) 0,15 m
Resposta: como o diâmetro do lápis é 7,0. 10-3 m, o diâmetro do Sol é 14,0. 108 m temos uma proporção:
Utiliza-se o conceito de triângulos semelhantes, o diâmetro do sol está para o do lápis assim como a distância da Terra ao Sol está para a distância da Terra ao lápis.
Chamemos a distância da Terra ao lápis de “x”. Calculando, achamos:
“c)” x = 0,75 m.
A lupa
Podemos queimar papel facilmente utilizando uma lupa. Como no desenho acima, porém menos exagerado. Uma observação importante é que cacos de vidro podem ter esse mesmo efeito, por isso não se devem jogar garrafas em florestas, principalmente no período seco do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário